segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Dear Prudence

Com muito bom humor Prudência colocou o material da faculdade na mochila. Fazia muito calor na Europa naquele ano. Ela usava shorts jeans curtos, uma blusinha preta que mostrava o tribal no seu braço, um colar de penas que seu pai trouxera da Amazônia, e tênis grandes. Ela tinha olhos bem verdes, um cabelo loiro que vivia bagunçado, nariz pequeno, lábios rosados e angelicais, levemente tortos para a esquerda, não tinha muito queixo, tinha um rosto arredondado e a parte de cima da cabeça bem redonda, com orelhas grandes, mas proporcionais ao conjunto, era baixinha, tinha cerca de 1,5 metros, cuidadosa, sempre se depilava, coisa não muito comum entre as francesas, tinha a pele cor de pudim de pão, adorava a natureza, era meio bronca, mas muito feminina, mesmo na espalhafatosidade...

Juan, o garoto espanhol que fazia artes plásticas fotografou a menina de costas. O “clic” da máquina chamou a atenção de Prudência, que, conhecendo o afair, não se surpreendeu com a imagem colorida e estourada da Polaroid que surgiu diante de seus olhos antes mesmo de ver os buracos negros daquele homem a encará-la. Ele sorriu sem dizer nada. Ela também não disse nada, mas não sorriu. Ainda estavam repletos da noite anterior. Repletos deles mesmos, das estrelas, do telhado, da observação astronômica, das discussões astrológicas, dos embates filosóficos, dos esforços pelo livre pensamento, do sexo de quatro e de pé e com ele deitado sobre ela, e com ela sentada nele, dos orgasmos cansados e do êxtase que os levou a sonhos distantes um do outro, e das parcad duas horas de sono. As mãos dela suavam só de vê-lo, e ele não pensava mais em nada a não ser desenhá-la, descrevê-la, fotografá-la, como objeto de estudo de uma beleza rara e estranhamente mágica e distante que a menina com nome de música Beatle realmente tinha, e que, em geral mais a afastava das pessoas que as aproximava dela. Era mágica, coelho da cartola...

Juan tinha cabelos e olhos negros, era levemente estrábico, tinha um rosto afinalado, cerca de 1,75, de movimentos delicado, queixo comprido, orelhas pequenas, com barba por fazer, era magro mas forte, tinha um olhar fascinante, brilhoso, sempre perdido em pensamentos, com uma pele cor de neve e lábios finos e sorridentes, com dentes alinhados e fortes como os de um escravo. Com muito carinho ele abaixou a máquina para contemplar os lagos verdes que o encaravam. Vestia uma bermuda preta, sandália, tinha o pé todo tatuado de formas indígenas sioux norte-americanas, dedos longos, movimentos ágeis, pautados pelo Tai-chi-chuan, refinado, amante das coisas novas e do desconhecido. Gostava de tocar violão e ouvir sua “rareza” (como ele se referia a Prudência quando estavam sozinhos) tocar flauta, de viajar. Ela lhe roubou um beijo estalado e, ainda sem dizer nada, saiu andando...

Ele ainda tinha o gosto dela nos lábios. Os risos desmesurados e os gestos estabanados de menina-mulher que gemia na cobertura da pensão universitária. Ela ainda guardava no quadril aquela força que ele imprimira uma vez após a outra, até o esgotamento. Aquelas palavras doces e os passeios de dedos saborosos. Era apenas furor de paixão. Coisa que ia e vinha e que só, não tinha muito valor. Ainda cultivariam um amor, algo sólido e permanente, que seria aceso como uma pira olímpica, com a flecha efêmera que acabara de flamejar. Era só o nascimento, por isso era tão vanglorioso.

A imagem da jovem caminhando remeteu o rapaz à galáxia de Andrômeda. Ele quis ser Perseu, para ser herói, e astronauta, para viajar àquele corpo celeste, e viu os passos curtos da jovem, sem acompanhá-la, meio sem sentido, refletindo com uma estrutura de pensamento zen-budista, se deixando levar por afluentes naturais da reflexão, viu-a feita de barro, pensou que ela não era realmente Andrômeda, mas que a nível atômico era um ninho inteiro de galáxias, tão minúsculas que seus olhos jamais poderiam perceber, mas grandiosas, com explosões, supernovas e caminhos que, em macroproporções, foram alento para seu falo e sua língua de prazer na noite anterior, por exemplo.

Ela ouviu os passos do rapaz indo em sua direção. Queria ser devorada ali mesmo, mas mantinha a compostura. Era distinta. Sua língua molhava involuntáriamente seu lábio. Era um cacoete que tinha quando sentia tesão. Apressou o passo. Ele a alcançou. Caminhou ao seu lado. As costas das mãos um do outro se tocaram como que em segredo. Ela morreria antes dele. Eles não teriam filhos. Suas vidas simples fariam parte de um todo que contribui para que a humanidade passe um pouco melhor os longos séculos de Idade Média que chegaram. Um avião cruzou o céu. Lama vale mais que palavras. Buda é esterco seco. Ninguém pode dar valor à cabeça de um gato morto. Deus está mais próximo de nós que nossa jugular. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Juan morreria sem saber que se casou com a última neandertal que pisou o planeta Terra...

24 comentários:

  1. E o dia amanheceria em paz, ah se amanheceria!

    ResponderEliminar
  2. olá.

    tatuagens são coisas tentadoras mesmo.

    mais um bom conto. estava com saudades das tuas estórias.

    seja bem vindo!

    sorte e luz

    ResponderEliminar
  3. "Dear Prudence"... simplesmente maravilhoso.

    Se seus textos fossem publicados em um livro individual vc se tornaria um dos maiores autores da literatura, falo sério! Adoro suas descrições.. tá pra nascer alguém que possa competir!

    Ah... antes que eu me esqueça.. obrigada pelo comentário em meu blog. Adorei a visita. Se eu disesse que me emociono com os comentários dos amigos seria um tanto meloso, correto? kkk
    Grande beijo luiz.. tenha uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  4. Luiz.. sobre o Baú da Vovó.
    Olha... grande parte da família nem sabe que existe o blog haushaushasu
    mas alguns primos distantes de minha avó (que por sinal encontrei pela internet depois de tanto "fuçar") entram e se identificam com algumas postagens - e isso é o mais legal.
    Mostro aos meus avós, Fausto (da última postagem) e Myrian, que me conta os 'causos', sempre que posso!
    É como se fosse um livro de recordações. me faz bem guardar todas essas histórias que já me fizeram rir.

    ResponderEliminar
  5. "Era mágica, coelho da cartola..."

    Gostei tanto dessa frase.

    ResponderEliminar
  6. FODA!
    Fodidamente foda!
    Já estava com saudade disso tudo aqui.. :D
    Beijão, querido.

    ResponderEliminar
  7. esqueci o mouse em cima da escrivaninha.

    quer carona pra escola?

    ResponderEliminar
  8. Luiz!
    Não é de hoje que adoro teus textos!!!


    Se quiser, você pode enviar os textos que escolher para meu mail: cami2409@hotmail que eu envio para publicar no http://e-blogue.com/blogs/ . Toda a semana sai edição.

    Que tal????
    Bjsss

    ResponderEliminar
  9. E não é que valeu MUITO a pena esperar!rs
    Incrivel, denso, incrivel.

    Beijos Luiiz!
    Vê se nao some mais!
    :)

    ResponderEliminar
  10. Foste lá em Andrômeda e voltaste, heim!
    Viajão, você! Bom !

    ResponderEliminar
  11. poxa..saudades de ler as estórias dessa casa!
    fantástico! Mexe comigo mais uma vez.

    ResponderEliminar
  12. A sua capacidade descritiva me surpreende sempre.

    E Dear Prudence é uma das minhas músicas favoritas ;)

    Beijo!

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pela sua visita.

    Volte sempre!

    Um abração

    ResponderEliminar
  14. Vc é uma roda e eu sou uma tampa. E agora?

    ResponderEliminar
  15. e assim, microparticulas reais viram contos. =)

    ResponderEliminar
  16. Só às vezes. Não sei de onde vim, mas acho que sei pra onde vou; se não souber, no caminho descubro ;)
    beijos

    ResponderEliminar
  17. Juro. Juro que adorei tudo. Título, textos...
    E a frase na descrição.... Perfeita!
    Onde foram parar os seres-humanos?
    Ando com saudades deles.

    Acho que encontrei um aqui nas tuas palavras.
    Prazer.
    Beijucas

    ResponderEliminar
  18. Ah, Luiz, é tão difícil ficar sem te ler, sabia? Acreditaria se eu dissesse que senti muita falta de teus textos, de tuas delicadezas, de tua intensidade, de tua paixão. Senti tua falta, eu diria.
    Esse texto está bonito demais, já reli três vezes, tentando absorver tudo, tentando as tuas palavras.
    Deves estar pensando que sou uma exagerada, não é? Pois é, estás certo. Meu ser é repleto de sentimentos hiperbólicos e um deles é minha admiração por ti.
    Bem, tentei não ser piegas e suscinta, mas foi em vão, não é? Enfim, obrigada por escrever.

    ResponderEliminar
  19. Olá amigo... estou passando para te desejar uma maravilhosa semana!
    estive meio ausente, por problemas de tempo e do cumputador hehe
    sempre que conseguir entrar darei uma passadinha para ver se tem coisas novas
    bjokss

    ResponderEliminar
  20. Textos que são um verdadeiro sopro de criatividade.

    ResponderEliminar
  21. Li em um dos últimos livros que passaram por estes meus olhos esquecidos algo que me remete ao seu último parágrafo: Se você percebe os deuses do olimpo como um mito não sabes que sua história é tão quão um mito para daqui a mil anos.

    Regra é o ócio que pouco nos dignifica.

    Amei, me identifiquei com o texto :)

    ResponderEliminar

É isso aí, amigo, manda ver!