quarta-feira, 29 de abril de 2009

Boemia, justiça e Blogosfera no Poder

Se um dia Françoise segurou seu filho nos braços com amor de mãe triplicado, se é que Françoise era seu nome, humilhada, cuspida e com a cabeça raspada, ante a derrotada comunidade parisiense libertada pelas tropas aliadas, torturada e excluída por se deitar com nazistas, se um dia morreram por amar, por escrever, foram torturados por cantar transgressões em voz alta, por falar e agir em conformidade com o que pensam, não os artistas no sentido “ente” da palavra, mas os seres humanos que atuaram em conformidade com o que estava além do seu tempo, que guiados pelas nove musas filhas de Zeus e da Memória, que cruzam o tempo mudando de corte e de roupa, e seguem soprando abuso nos ouvidos dos poetas de todas as formas de expressão, se um dia aqueles que pintam letras, notas e músicas foram ou se um dia virão a ser , mais uma vez, culpados por dizer a verdade escabrosa, disfarçada apenas com arames farpados, então que quando este dia chegar, tenhamos coragem, seja em que vida for, seja com outro nome, outro corpo, outro sexo, que tenhamos a coragem de nos impor, e sofrer de todos esses infortúnios, na paga do belo contra o injurioso. Que sejamos artistas, tenhamos coragem...

Se já não existirem mais blogues, não haverá mais BLOGOSFERA NO PODER, mas a energia que nos une pode continuar lá, se acreditarmos.

Este blogue criado em março de 2003, já teve outro endereço, outro templete, outros textos que foram sumariamente retirados por ânsias e animosidades, já teve, inclusive, outras três redes de amigos blogueiros antes dessa (mas nunca tão bem consolidada e séria para mim), completou seis anos este ano. Nunca teve textos como os que escrevo agora. É um laboratório literário pessoal, e as experiências avançaram com minhas infinitas leituras e filmes que nunca chegarão ao fim. Na cabe colocar uma lista referências. Seria pedante demais. Mas cabe dizer que fui afrontado por “adultos” por diversas vezes, por que deveria ter lido isto ou aquilo antes de me dar ao trabalho de escrever tais e tais coisas, e que me arrisco demais por terrenos pantanosos que desconheço. Querem saber, eu rio da cara do perigo. Além do mais, posso não ter lido toda a obra de Machado, nem O Capital, nem outras tantas obras importantes que quiçá, virei a ler, mas retorno a pergunta aos sábios. Me digam vocês, se já leram as poucas e belas poesias de Yokohare, ou ficaram a admirar suas fotografias? Já leram as fascinantes histórias de Blindado, que ganhou vida pelo imaginário de botas pretas de Afobório? Já se deram ao trabalho de refletir sobre os manifestos quase diários de Jana Lauxen, ou deram atenção aos textos líricos de Flávia Brito? Como assim, nunca ouviram falar no Coleira do Cão, de Fabrício Romano, em Arlquim, ou nas críticas do Cinema e Bobagens, de Beto Canales, ou nas procelas e digressões de Luiz Gonzaga B. Jr.? As poesias e prosas de Anna Karla, do do Pequena Cidade: Âmbar, já leram? Não? Que absurdo! Sabem o que é isso? BLOGOSFERA NO PODER, meus senhores e minhas senhoras.

Este ano lanço meu primeiro conto, publicado em uma antologia conhecida como Assassinos S/A, da editora Multifoco. Progredi muito. É um resultado concreto. O primeiro de tantos outros, espero. Devo isso à minha querida Yoko (mais uma vez), que acreditou mais no que eu escrevo do que eu mesmo nos últimos dois anos, ao meu caro Denny, que foi o primeiro a se dar ao trabalho de ler textos meus e me enviar as correções de bom grado, à Jana, primeira blogueira que conheci capaz de transformar pensamentos em realidade e levar à sério o que faz como escritora, uma inspiração, ao Cavanhas, que desde a primeira vez que comentei no seu blog me respondeu com carinho, e me recebeu, e trocamos experiências mútuas e extremamente construtivas, e a todos aqueles que estando ou não na minha lista de amigos (são muitos, me desculpem por não nomear um a um de vocês como merecem), se linkaram mutuamente para formar uma corrente de escritores que varre o país. Me envolvi com projetos muito legais, como o E-blog e o Avant Garde. O que fazemos é importante. Talvez mais que possamos imaginar. Sempre digo, e não canso de me repetir, continuemos caminhando, passo a passo, consolidando cada conquista, em nome do nosso constante criar.

Por todos os poetas que vieram e que virão,
BLOGOSFERA NO PODER.

11 comentários:

  1. olá.

    tú és um equilibrista dos melhores.
    que anda na corda de uma torre até a outra sem se distanciar do teu DEUS, enquanto lá embaixo o rei diz, e muitos repetem e esperam a hora de comer.
    e passará uma estação, um ano, a eternidade, e passo a passo, ninguém poderá te derrubar, porque tu não esperas e toma o teu alimento como bom que é, enquanto olha firme ao horizonte sobre as cabeças lá embaixo.

    sorte e luz, por que enquanto você escreve, o mundo responde.

    ResponderEliminar
  2. é, eu sumi e perdi meus créditos... tô mto sem moral mesmo...



    Obs. Tô exercitando meu lado jornalístico, veja só... a propósito, depois veja no meu perfil o outro blog (sim, pode rir por dentro, que sei...)

    ResponderEliminar
  3. eu digo é bom beber dessa fonte! Parabéns pelos 6 anos.

    ResponderEliminar
  4. Cara, quando falo pra alguém sobre o Assassinos SA digo que é "uma antologia com o Luiz Calcagno, Afobório, a Denise Ravizzoni...", quem curte ler bons textos de novos autores, pra mim, sem dúvida, esse pessoal que você citou é referência. Muito está por vir. Bacana ler o nome do Coleira no blogue de um escritor que eu admiro. Abração.

    ResponderEliminar
  5. Também sou desses que me arrisco de mais em terrenos pantanosos... gostaria de fortalecer a corrente... é isso aí

    ResponderEliminar
  6. O amor e a amizade somente existirão entre as pessoas que dispuseram-se a abrir os olhos.

    Amo-te: Pelo homem que ajudei a forjar (modéstia, é meu segundo nome), mas também por poder escutar você a transformar-me em uma pessoa melhor.


    P.s: só para estragar o comentário: Ai que lindo, adoro declarações!

    ResponderEliminar
  7. Quero logo meu exemplar de Assassinos SA.

    Meu amigo, fiquei leve e feliz com o que li. Meus parabéns pelo texto e muito obrigado pelas palavras. Belas e INESQUECÍVEIS, palavras.

    ResponderEliminar
  8. sem complementos, disse tudo,e isso basta!

    beijao luiz.

    ResponderEliminar
  9. Doce Calcagno!
    De outro jeito a vida não valeria a pena...

    Beijos pela cumplicidade literária!

    ResponderEliminar
  10. Por todos os poetas que vieram e que virão,
    BLOGOSFERA NO PODER.
    To contigo e não abro!
    Acho que criar o blog foi uma das melhores coisas que fiz; conheci pessoas maravilhosas que gostam do que faço, escritores fantasticos como você.
    Adoro aqui.
    Adoro muito.
    Espero que essa onda de amizade e respeito nunca se quebre..
    Beijão e sucesso!

    ResponderEliminar
  11. Meus abraços de felicitações por estes 6 anos. Você foi muito feliz nesta escolha.

    Vida longa à BLOGOSFERA!!

    ResponderEliminar

É isso aí, amigo, manda ver!